quarta-feira, 13 de maio de 2009

Evolução das Espécies, Darwin e Religião

A teoria da evolução e origem das espécies de Charles Darwin concebida em 1859 criou uma ruptura do pensamento humano mas até hoje permanece como um dos pilares da Biologia moderna. Por causa de sua teoria Darwin entrou em conflito com a Igreja Católica. Somente em 1996 o Papa João Paulo II assinou uma encíclia pedindo desculpa a Darwin e a sua familia aceitando a teoria da Evolução como uma fato compativel com o cristianismo.
A teoria que Charles apresentou causou um impacto cientifico histórico. Darwin partiu da observação segundo a qual dentro de uma espécie, os individuos diferem um dos outros. Há, portanto na luta pela existência uma competição entre individuos de capacidades diversas. Os mais bem adaptados são os que deixam maior número de descendentes.
A Teoria sintética da Evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da genética extrída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de particulas: os genes.
A teoria sintética considera conforme darwin já havia feiro, a populçaõ como unidade evolutiva . A população pode ser definida como agrupamento de individuos de uma mesma espécie que ocorrem em uma mesma área geográfica, em um mesmo intervalo de tempo.
Na definição se diz potencialmente intercruzantes, significa que uma espécie pode ter populações que não cruzem naturalmente por estarem geograficamente separadas. entretanto, colocadas artificialmente em contato haverá cruzamento entre os individuos, com descendentes férteis. Por isso são potencialmente intercruzantes.

2 comentários:

  1. Pelo trabalho que eu li
    o blog está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. oi gente
    vou estagiar na escola de vocês e queria usar o blog para fazer um trabalho a ser proposto pros alunos. qual o e-mail de vcs? O meu nome é Natacha e meu e-mail é natacha.marins@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir